3 de dezembro de 2015

Eu vou sair da área de alcance!

Faz alguns dias uma ideia me corre solta nessa coisa estranha que chamamos mente: fugir, por pouco tempo que seja, da área de alcance de todos, me isolar por um tempo, me tornar um Zaratustra, ou seu décimo quarto discípulo ("o que desafia e fustiga o seu Deus"). Um pingo de misantropia tem sido posta no meu caneco, bem aos poucos, lentamente, dia após dia. Sentimento contraditório à prática: em sério o que tenho feito é me aproximar cada dia mais da demência do mundo. Compartilho, como qualquer ser humano uma loucura não assumida, e também uma loucura assumida, que chamamos normalidade.
Como a filosofia as vezes me entedia, devido ao seu extremo moralismo, procuro, como muitos, na música algo que queria dizer mas não disse, talvez por não saber usar as palavras tão bem, talvez por saber as palavras tão bem que possuo medo delas. Talvez tantas mais. 1Berto Gessinger possui o poder de tranquilizar uma alma fortemente desencontrada. Essa música se chama "Pra ficar legal", e para cada momento uma canção. Do álbum "Surfando Karmas e DNA".
Adendo: é incrível, quando chega em dezembro eu enfio o pé na jaca de olhos bem esbugalhados e propositalmente. As festividades natalinas e de ano novo são para mim o ponto mais triste do ano. O mais chato, o mais falso, o mais banal, o mais sem sentido possível e impossível. Se der, isolar-me-ei em algum lugar que se possa acampar, na barraca, para pensar sozinho um pouco e, particularmente, estou "louco pra ficar legal longe da euforia industrial", como diz no trecho da canção. Quero "respirar com paciência", "louco pra ficar em paz"...
Quem ainda não se ligou (e me pergunto como) que do dia 25 de dezembro ao dia 2 de janeiro são os dias que mais transpiram falsidade? Sorrisos irônicos e diabólicos travestidos de santidade. 
agora não
ainda é cedo pra esquecer
eu vou sair do ar um tempo
na contramão do que está por acontecer
vou respirar com paciência

sei que lá fora brilham luzes artificiais
lá fora o fogo das caldeiras pede mais e mais
querem sempre mais

louco pra ficar legal
longe da euforia industrial
louco pra ficar legal
longe da histeria carnaval

agora não
é  muito tarde pra entender
eu tô fechado pra balanço
na contramão de tudo que dizem que aconteceu
eu vou sair da área de alcance

sei que lá fora a banda toca em outro tom
lá fora ainda rimam soluções
lá fora violência vende mais

louco pra ficar legal
longe de um romance policial
louco pra ficar legal
longe Porto Alegre-Rio-Nepal

louco pra ficar legal
longe de um pecado capital
louco pra ficar em paz 
longe demais das capitais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sempre é conveniente.