22 de setembro de 2015

Do que me livro?

Livro aberto de capa escondida
é, dizem para não julgá-lo assim.
Livro que só a capa é lida,
livro que não (se) exige um fim.

Livro-me de um livro qualquer
que só distante há desejo de ler
que livro vivo me quer?
que livro morto quer viver?

Livro-me-esqueci de mencionar
que livro muito livro de tentar me ler, ou
de tentar ser lido pelo avesso que sou.

Livro de resumir toda a vida
Livro de toda forma e até sem forma
Livro que quanto mais calado mais informa
Livro que não nos deixa saída
Ler até o fim ou inventá-lo:
os dois são tão incisivos
que os livros não se resumem em serem livros
nem lidos
são seres, por vezes, mais humanos que os humanos.

E ao passar dos anos não envelhecem, tomam do poço a vida.

Do que me livro? Do livro não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sempre é conveniente.