16 de março de 2016

"Lula da Silva será jefe de ministros de Rousseff y tendrá fueros"

Tenho meu costume de ler jornal argentino, como um bom amante da ironia cordobense que me deu o destino, ou o acaso. O Periódico "La Voz", um dos principais circulando na belíssima cidade onde se encontra as "Aguas Danzantes", foi quem me trouxe a notícia do dia:

"Lula da Silva será jefe de ministros de Rousseff y tendrá fueros", ou seja, "Lula da Silva será chefe de ministério de Rouseff e terá privilégios (no sentido da lei)".

Uma notícia de um contexto bem brasileiro, mas que não foge a realidade da nossa vizinha Argentina! Tampouco Venezuelana, ou Boliviana. Enfim, que não foge a realidade de quase nenhum país Latino-americano.

LULA. (Archivo/AP).
Com uma estrela no lado esquerdo: Honra ao mérito?



Meu texto no blog é muito pobre em conteúdo mas transborda indignação. Alguns comentários que li no jornal deixam bem claro como nós, representantes do terceiro mundo da América, estamos em erupção com a corrupção:

No original: "Si una persona tiene la firme convicción de que no ha hecho nada malo ni raro no debería escabullirse, porque con ese gesto (buscar impunidad) se está delatando. Si estás limpio, no habrá (in) justicia que te tumbe, ahora si estás sucio aparecen estas maniobras, como la de aceptar fueros pretendiendo inmunidad. Yo creo que si este señor tuvo algún resto de moral olvidado en algún rincón, con ésto lo perdió. ¿ O no ?"

Em português: "Se uma pessoa tem a firme convicção de que nada fez de mal nem de estranho, não deveria ausentar-se dissimuladamente, porque, com esse gesto (de buscar impunidade) está se delatando. Se está limpo, não haverá (in) justiça que te alcance; agora, se está sujo aparecerá estas manobras, como o de aceitar privilégios (cargos) pretendendo imunidade. Eu creio que se este senhor tivesse algum resto de moralidade esquecido em algum canto, com este ato o perdeu. Ou não?"

(Texto retirado da página do Jornal La Voz, nesse link!)

Pode-se ler ainda em outro comentário:

No original: "Es vergonzoso esto. Un delincuente en lugar de ir a la justicia se hace político y zafa".

Em português: "É vergonhoso isso. Um delinquente no lugar de ir à justiça, se torna político e se safa".


Acordem pessoal! Acordem! E não é só esse canalha, não, isso não! É a corja inteira.



Aqui cabem algumas frases de uma canção do Enghaw:

"...Pessoas que nunca aparecem ou aparecem demais: isso me sugere muita sujeira, isso não me cheira nada bem, tem muita gente se queimando na fogueira e muito pouca gente se dando muito bem"

Eu até bem sei que as nuvens não são feitas de algodão, mas seria ilusão pensar no Brasil sem tamanha corrupção? O movimento que acontece nesse país não pode ser encarado como "aí, está vendo como o pt é corrupto?", ou então, "você viu, estão acusando o Lula de corrupção", ou ainda, "político é tudo canalha". É algo além, algo mais forte. Bem mais tônico do que podemos imaginar.

Que o raio me parta, mas não consigo entender como tem pessoas que ainda se limitam a questionar o PT defendendo o PSDB, e vice-versa. Tudo farinha da mesma fábrica. E o "Príncipe" Maquiavélico apenas movendo suas peças para o lado menos prejudicado da moeda: PMDB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sempre é conveniente.